Diretamente de Dallas, Texas, para o resto do mundo, os planos de saúde representam, desde o início do século passado, um dos maiores avanços na integração da saúde como um benefício essencial para o ser humano.
Conteúdo
Os Precursores de uma Nova Era
Em 1929, surgiu a ideia de tornar mais acessíveis os procedimentos, atendimentos e conhecimentos sobre saúde, enfermidades e tratamentos. Por meio de uma iniciativa conjunta de profissionais de saúde norte-americanos, buscando criar maior fluxo e receita, surgiram os primeiros modelos de plano de saúde, quebrando a cultura do pagamento direto e promovendo a conscientização, a integração e a acessibilidade aos serviços médicos.
A Blue Cross é comumente intitulada como a primeira instituição a promover planos direcionados a uma parcela específica da população, beneficiando professores estaduais e direcionando-os a entidades governamentais. Isso visava qualificar o serviço de formação de futuros profissionais, assim como garantir a saúde e a longevidade na profissão. Essa ação estava ligada ao sentimento de patriotismo, ainda observado na grande maioria dos cidadãos norte-americanos.
Crises que Geram Oportunidades
Apesar de sua criação, os planos de saúde se popularizaram de fato após a Primeira Guerra Mundial, devido à subsequente Grande Depressão. A necessidade de soluções mais modernas para problemas modernos, juntamente com a carência de formas flexíveis de pagamento desses serviços, forçou o mercado da saúde a inovar seus métodos e abordagens.
A crescente necessidade e expansão criaram uma demanda espetacular por trabalhadores. As empresas, lidando com um número extraordinário de funcionários, foram forçadas a generalizar seus benefícios, tornando-os mais adequados para atender grandes públicos internos. Isso concretizou o movimento de expansão que se tornou uma prática comum na maioria dos países acima da linha do subdesenvolvimento.
Brasil Adota a Tendência Global
Apesar de relativamente jovem, o Brasil é um país maleável e, desde o século 20, acompanha de perto a maioria dos movimentos de globalização e industrialização. Buscando proporcionar melhores condições aos trabalhadores que sustentaram esse boom na indústria, gigantes do mercado como Petrobras, Banco do Brasil e Correios deram início ao que futuramente se tornaria o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), atuando de 1966 a 1996. Essa fundação preparou o terreno para a criação do atual Sistema Único de Saúde (SUS).
Foi nesse contexto que surgiram as primeiras operadoras de planos de saúde privadas, como a Unimed, fundada em 1967, em Santos, São Paulo. A Unimed adotou um modelo cooperativista, onde os próprios médicos eram os donos e gestores do plano, promovendo uma abordagem mais integrada e próxima ao paciente.
FS na Luta por Grandes Causas
Somos filhos e promotores de toda essa história. Nosso serviço é resultado de mais de um século de avanços tecnológicos, humanização e muito esforço. Essa vitória é o que nos permite atuar no mercado fazendo a diferença na vida de tantas pessoas que confiam na gente e no nosso trabalho.
Nossa maior missão é fazer jus ao passado, agindo no presente, garantindo seu futuro.
Este é o primeiro de três posts que abordarão a história dos planos de saúde. Então, não deixe de salvar nossa página nos seus favoritos, nos seguir nas redes sociais e ficar ligado porque semana que vem tem mais informações.
Muito bom 😊