Gamificação: Um dos conceitos modernos mais populares no meio organizacional, eleva a produtividade e potencializa cultura e engajamento!
Conteúdo
Do universo dos jogos, diretamente para dentro da sua empresa
Originário da 4ª revolução industrial, caracterizada pela inclusão cultural e humanização da gestão de times e processos, desde os anos 2000 ocupa cada vez mais espaço dentro de metodologias de engajamento e motivação, de pequenas a grandes marcas.
“Gamificar” significa atribuir aspectos do universo dos jogos eletrônicos ao cotidiano produtivo de uma organização. O principal intuito da prática é criar um sistema de progresso constante e interativo, onde cada ação do colaborador resulta em alguma forma de evolução.
Seja pelo ganho de moedas que podem ser trocadas por produtos ou benefícios, competição saudável por meio de pontuações cumulativas até customizações de vestimenta e local de trabalho, a aplicação depende da criatividade dos gestores e da aceitação do público interno, que deve ser propício para este tipo de ação interna.
Tudo começa no nível 1
A primeira empresa a utilizar técnicas de gamificação de forma efetiva foi Foursquare, que oferece soluções em localização e tratamento de dados.
Por meio de um sistema de check-in em localidades específicas da central de Nova York, incentivando o compartilhamento em redes, colaboradores acumulavam pontos que poderiam ser trocados por títulos de reconhecimento, sendo o maior o de “Mayor”, ou prefeito, reservado apenas ao público interno mais dedicado e fiel ao game.
As skills que todo mundo quer
O termo “skill” se refere às habilidades adquiridas por um jogador ao evoluir enquanto joga. Nota-se cada vez mais a utilização da palavra em, por exemplo, anúncios de vaga, onde parte dos requerimentos gira em torno das soft e hards skills, que nada mais são do que as habilidades sociais ou práticas, tão valorizadas dentro do ambiente corporativo.
Boa parte do objetivo desta abordagem é o desenvolvimento dessas capacitações. Enriquecer o conhecimento do colaborador cria confiança, visão de dono do negócio, lapida seus processos e entregas e, especificamente falando sobre gamificação, traz leveza e descontração para o cotidiano profissional. Em resumo, é uma estratégia ótima para empresas modernas e humanizadas.
FS é referência em inovação
Um de nossos objetivos é nos mantermos sempre adiante do nosso tempo. Nossos Leões e Leoas já entraram na moda e uma boa parcela de nossas ações internas são gerenciadas seguindo a logística dos games. Possuímos uma rede social própria e nela trabalhamos nossa pontuação de engajamento diário interagindo com comunicados, anúncios, pesquisas internas e muito mais.
Cada moedinha conta para algo e nosso engajamento é exemplar! Premiações frequentes, disputas produtivas e campanha atrás de campanha, mantemos nossos times unidos, produtivos e sempre famintos por mais! Isso é ser FS Seguros, senhoras e senhores.
Todas as nossas campanhas e ações recebem estrelato nas nossas redes então não deixe de nos seguir em todas elas para garantir ficar por dentro de tudo!