A insônia, um dos distúrbios do sono mais comuns entre adultos no século 21, vai muito além do mau humor e noites mal dormidas.
Conteúdo
O que os especialistas têm a dizer
No meio da psicologia cognitiva comportamental, é comum se escutar que tudo é psicossomático, ou seja, nada que acontece conosco gera consequências apenas para o corpo ou apenas para a mente. Insônia é um dos melhores exemplos para explicar essa ideia.
Em março de 2022, o departamento psicológico da universidade estadual de Columbia publicou um estudo que descreve a insônia como um ciclo vicioso extremamente prejudicial, principalmente quando tratando da nossa criatividade e produtividade profissional.
Andando em círculos, ou melhor dizer, dormindo em círculos
Pense comigo. Você teve uma segunda-feira especialmente atarefada e estressante, então, ao chegar em casa, mais tarde do que o comum, completa suas tarefas diárias fora do horário costumeiro. Cansado e com sono, se força a jantar algo perto das 23:00. Seu cérebro começa a desacelerar aos poucos e à 01:30 você finalmente consegue deitar.
No dia seguinte, acorda às 06:45, com dor de cabeça e a sensação de desconforto. Você dormiu pouco e mal e consequentemente, se percebe irritadiço e volátil, causando atritos no serviço, o que o deixa triste e ainda mais desconfortável. Você produziu menos, logo, precisa ficar mais tempo no escritório, chega em casa mais tarde, dorme ainda pior e o ciclo se repete.
Difícil mesmo é pregar os olhos
Assim que nos deparamos com esta questão, que pode rapidamente se tornar um problemão, a tendência é tentarmos de tudo para resolver o mais rápido o possível. A melhor solução seriam os medicamentos, certo? Errado! É cientificamente comprovado que a melhor maneira de combater a insônia, desde que não seja crônica, é utilizando as técnicas de higiene do sono.
Higiene do sono basicamente consiste em uma série de hábitos simples que garantirão seu sono de qualidade, do jeito que deve ser. Estabelecer uma rotina regular de sono, limitar a exposição à luz azul proveniente de aparelhos eletrônicos modernos assim como moldar seu ambiente para que seja confortável e propício ao sono pode sanar esta questão em menos de uma semana.
Seu bem-estar, sempre em primeiro lugar.
Claro, todo caso é um caso e sempre haverão os isolados, onde, até as técnicas tradicionais surtirão resultados brandos. Desenvolver uma visão integrativa, que contemple todo seu sistema, é sempre a melhor saída para, tanto encontrar a origem do problema quanto tratar ele de forma efetiva. Não deixe de buscar ajuda profissional e informação de fontes confiáveis caso sinta que a situação pode fugir do controle.
É válido lembrar que você sempre poderá se apoiar em quem entende mesmo de saúde e te aconselhamos a dar um pulinho nas nossas postagens “Autocuidado: Um gesto de amor e aceitação” e “Saúde e felicidade com FS Seguros“.
Aqui na FS, temos o ótimo hábito de promover exatamente o que você busca para mudar de vida. Sejam os ótimos materiais informativos ou o melhor em planos de saúde do mercado, sempre estenderemos a mão no momento em que você mais precisar!