Você está visualizando atualmente Amazônia em Chamas: Queimadas e a crise de saúde no Brasil

Amazônia em Chamas: Queimadas e a crise de saúde no Brasil

A saúde do povo brasileiro é ameaçada após um aumento de 149% em queimadas ilegais no norte do país. Saiba como esse fenômeno pode afetar seu dia a dia.

O que Xangai, Istambul e São Paulo tem a ver

Em setembro de 2024, pudemos observar um aumento significativo no índice de poluição do ar aqui no Brasil. Além da visibilidade pobre, o ar rarefeito vem do norte carregado de detritos nocivos, consequência da carbonização de grandes massas de material vegetal, que, com o vento e umidade, se espalharam pelo território brasileiro, pondo em risco o tráfego aéreo, serviços públicos e o mais importante, a nossa saúde.

São Paulo (43 µg/m³), no dia 12 de setembro, lidera o rank mundial de AQI (Índice de Qualidade do Ar) com taxas alarmantes de partículas inaláveis presentes para cada metro cúbico de ar, superando em 28 vezes a medição de duas das cidades mais afetadas pela poluição global, sendo estas Xangai, China (20 µg/m³) e Istanbul, Turquia (16 µg/m³). A ocasião levanta discussões extremamente pertinentes quanto a conservação da nossa mata nativa, assim como o destino do nosso planeta nos próximos anos.

As medidas e métricas que realmente importam

Certo, a situação é complexa e o problema é grave, mas aqui vai uma explicação de como olhar para estes dados sem criar ainda mais confusão. AQI (Índice de Qualidade do Ar) é a medida reguladora padronizada utilizada para controlar a concentração de poluição e a condição do ar que respiramos.

Quando dizemos que, em São Paulo, o ar foi avaliado e constatou-se que em cada metro cúbico, foram encontradas 43 destas partículas, sendo 50 o limite do aceitável e considerado saudável, quer dizer que o problema está perto de se tornar crítico, classificando a qualidade do ar como insalubre, principalmente para quem já enfrenta problemas respiratórios.

Agora, em dados, para quem é curioso: O mais importante entre esses poluentes é o PM2.5, pequenas partículas com até 2,5 micrômetros de diâmetro. 1 micrograma representa à milionésima parte de um grama (sendo assim, 1 grama dividido por um milhão), ou seja, um pedacinho muito muito pequeno de algum componente químico que entra no nosso organismo pela respiração e quando inalado em quantidade, faz um mal danado.

Mas e agora, FS?

Agora você vai encontrar seu bloquinho de notas, uma caneta e vai ler com muita atenção, anotando essa coleção de dicas que vamos dar, para evitar ao máximo os efeitos colaterais de toda essa fumaça complicando nossa vida.

1) Máscaras serão nossas melhores amigas pelos próximos dias. Busque pelos modelos PFF3 e P3! São as mais recomendadas para este tipo de situação.

2) Se hidrate constantemente. Essas tais partículas irritam nosso sistema respiratório e beber mais água nos ajuda a eliminar elas sem maiores esforços. Vale você diluir um pouquinho de própolis concentrado na sua garrafinha ou copo, ajudando seu corpo a proteger principalmente a garganta.

3) Pingar 3 gotinhas de óleo essencial de eucalipto na gola da camisa ou na manga da sua blusa e respirar por 30 segundos com o rosto perto da área vai blindar suas vias respiratórias e ajudar a expelir tudo que não deve estar ali.

4) Assoe o nariz com frequência. A sujeira (e o óleo de eucalipto) vão nos fazer produzir mais muco, que é justamente a forma que nosso corpo encontra de evitar que a poluição vá mais fundo, logo, faça jus aos esforços das nossas defesa e bote para fora!

Proteção a todo custo

Claro que, na hora do aperto, tomarmos todas estas medidas é uma ótima alternativa para reduzir danos, mas não existe nada melhor do que, antes de acontecer, estarmos protegidos e preparados para a crise.

Felizmente, temos a solução para qualquer imprevisto futuro e te aconselhamos a hoje mesmo entrar em contato com o nosso time de especialistas para começar a cuidar da sua saúde ao lado dos profissionais mais capacitados do mercado de Florianópolis.

Não espere o problema acontecer para tomar uma atitude! Previna-se e nos siga em qualquer uma das principais redes sociais para estar sempre a frente dos obstáculos que a vida pode te apresentar. Vem ser FS Seguros!

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários